Hereditariedade e câncer estão intrinsecamente ligados, já que algumas mutações genéticas podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver certos tipos de câncer. Embora a maioria dos cânceres não seja hereditário, algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver câncer por causa de mutações genéticas que são transmitidas de geração em geração.
Entendendo o conceito de genética no desenvolvimento do câncer
Nossos genes são responsáveis por controlar o crescimento e a divisão celular em nosso corpo. No entanto, quando há uma mutação genética, pode ocorrer um crescimento celular descontrolado, o que pode levar ao câncer. Algumas mutações genéticas podem ser herdadas dos nossos pais e aumentar o risco de desenvolver câncer.
As mutações genéticas podem ocorrer em qualquer um dos nossos genes, incluindo os genes supressores de tumor, que ajudam a prevenir o câncer. Quando esses genes são mutados, eles podem não funcionar corretamente e permitir o surgimento de um tumor.
Cânceres hereditários
Existem vários tipos de cânceres que são hereditários, dentre os mais comuns podemos destacar:
- Câncer de mama e ovário: Cerca de 5-10% dos cânceres de mama e ovário são hereditários, causados por mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
- Câncer colorretal: Algumas mutações genéticas, como as presentes na Síndrome de Lynch, aumentam o risco de câncer colorretal e outros tipos de câncer, como o câncer de estômago.
- Melanoma: Algumas mutações genéticas, como na Síndrome do Nevo Displásico, aumentam o risco de melanoma.
Importância dos testes genéticos
Se você tem uma história familiar de câncer, pode ser recomendável que faça um teste genético para determinar se você tem uma mutação genética que aumenta o risco de câncer. Os testes genéticos podem identificar mutações em genes específicos que estão associados a um maior risco de câncer.
No entanto, é importante lembrar que nem todas as mutações genéticas levam ao câncer. Ter uma mutação genética não significa necessariamente que você desenvolverá câncer, mas significa que você tem um risco aumentado, ou seja, maiores chances do que qualquer outro indivíduo.
Prevenção e tratamento
A prevenção e o tratamento do câncer hereditário dependem do tipo de câncer e da mutação genética específica. Algumas opções incluem:
- Acompanhamento: Em alguns casos, é recomendável realizar exames regulares para detectar o câncer precocemente e aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.
- Procedimentos preventivos: Em alguns casos, como com o câncer de mama hereditário, pode ser recomendado fazer uma mastectomia preventiva para reduzir o risco de desenvolver câncer.
- Terapia genética: Em um futuro próximo, provavelmente teremos esse tipo de terapia. A terapia genética é uma opção experimental que pode ser usada para tratar certos tipos de câncer hereditário. Essa terapia envolve a alteração do DNA das células para corrigir ou substituir genes defeituosos.